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SUCO PARA EQUILÍBRIO CIRCULATÓRIO

- 01 copo de suco de uva natural sem conservantes

- 01 col. sobremesa de linhaça triturada

- Mel, adoçante e gelo a gosto

* Liquidificar e beber imediatamente. Beber 1 a 2 copos ao dia.

Preparando seus sucos

Os sucos naturais são excelentes fontes de nutrientes que têm ação antioxidante e ainda promovem um sistema imunológico e enzimático mais ativo e competente, prevenindo e auxiliando o tratamento de muitas doenças. Orientamos que quanto mais fresca e natural é uma fruta ou hortaliça, mais rica ela será em nutrientes e também evite estocar os sucos prontos na geladeira, pois perdem nutrientes. Apesar da importante função de purificar o sistema digestivo e eliminar do corpo produtos residuais, não é preciso exagerar nas quantidades de sucos ingeridos. Um ou dois copos diários cumprem bem a função de limpar o organismo, mas isso também vai depender do efeito que se quer alcançar. Os resultados e as ações dos sucos são percebidos rapidamente, refletindo, inclusive, no bem-estar, na disposição e ainda na melhora da pele. Para as funções diuréticas, laxativas e hidratante, por exemplo, os efeitos podem ser notados nas primeiras 24 horas. Já para combater outros distúrbios, os sucos devem se tornar um hábito, porque esses efeitos ocorrem num período de médio a longo prazo. Procure preservar todas as substâncias na hora do preparo: preparar o suco somente na hora de consumir, guardar no máximo por 3 horas, fechado e ao abrigo da luz;

- Uso de centrífuga: as fibras dos vegetais são eliminadas e com isso a absorção dos minerais é facilitada. Porém o funcionamento intestinal ótimo poderá ser prejudicado pela ausência destas fibras. Portanto, eventualmente misture as fibras novamente ao suco ou utilize-as em outras preparações.

- Uso do liquidificador: misturar tudo com água e processar; poderá coar, se preferir.

- Experimente acrescentar frutas cítricas (abacaxi, limão, laranja, acerola) que além de aumentar as vitaminas, suavizam o gosto dos vegetais. Dê preferência aos vegetais e frutas sem agrotóxicos.

Sandra Lohmann

Nutricionista