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PIRÂMIDE DE ALIMENTOS / SAÚDE

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CEREAIS (integrais) - Principal fonte:

CARBOIDRATOS: Utilize no mínimo 6 porções de cereais ao dia – escolha pelo menos 4 derivados de cereais integrais 1 porção equivale a 1 fatia de pão, ½ copo peq. de granola, ½ copo de arroz cozido ou massas.

Função: Combustível / Energia/ Equilíbrio

VEGETAIS (variados/coloridos) - Principal fonte: Vitam., Min., Fibras

Utilize no mínimo 2 ½ copos de vegetais por dia Escolha vegetais coloridos, dando preferência às cores mais fortes – verde escuro, vermelho, alaranjados, etc.

Modere na quantidade de raízes e tubérculos – prefira inhame, cará, batata doce, batata baroa e mandioca. Use no lugar dos cereais.

Função: equilíbrio metabólico

FRUTAS (variados/coloridos) - Principal fonte: Vitam., Min., Fibras

Utilize no mínimo 2 copos de frutas picadas ou 3 frutas inteiras por dia Prefira frutas frescas variadas e coloridas. Escolha 01 fruta cítrica ao menos.

Modere na ingestão de sucos.

Função: equilíbrio metabólico

LATICÍNEOS (magros) Principal fonte: PROTEÍNA (Min. e Vitaminas)

Utilize 3 copos ou porções por dia, no mínimo.

Escolha produtos magros ou desnatados

Se for intolerante a lactose, escolha produtos com baixo teor (iogurte natural, qualhada) ou isentos de lactose. Derivados da soja com moderação.

Função: equilíbrio metabólico + formação celular

CARNES, OLEAGINOSAS E FEIJÕES Principal fonte: PROTEÍNA (Minerais e Vitaminas)

Utilize, no mínimo 2 a 3 porções por dia= 1 carne/

1 porção de feijão/

1 porção de castanhas

Escolha carnes magras. Retire as gorduras. Use-as cozidas, assadas ou grelhadas. Varie as fontes: peixes, frango, soja, glúten, boi.

Obs.: carne verm.= + calórica

Vegetarianos: use mais leguminosas e oleaginosas – castanhas, nozes.

Função: equilíbrio metabólico + formação celular / muscular (colágeno)

GORDURAS - São todos os tipos conhecidos – de preparo das refeições e indiretas; Use o mínimo possível; prefira óleo de palma, azeite de oliva e gordura de coco no cozimento; evite alimentos fritos; substitua o que for possível por “light”= redução do teor de gordura; observar o rótulo pois poderá conter gordura hidrogena como substituto neste alimento light.

* Certifique-se que esteja ingerindo somente as calorias necessárias; Identifique seus limites de ingestão de açúcar e sal, se possível escolha adoçantes artificiais;

* Controle a ingestão de sobremesas, balas, chocolates, fast food, refrigerantes, etc

* Pratique alguma atividade física no mínimo 3 x por semana, acima de 30minutos/dia.