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MINERAIS NOS ALIMENTOS

MINERAL FONTES ALIMENTARES FUNÇÕES ORGÂNICAS
CÁLCIO Derivados do leite – iogurte, coalhada, queijos, vegetais de folha verde, açúcar mascavo, rapadura, sardinha, salmão, mariscos, etc. Junto com Magnésio constitui o elemento estrutural dos ossos (esqueleto); importante no processo de coagulação sangüínea, na contração e relaxamento muscular.
FÓSFORO Derivados do leite – iogurte, coalhada, queijos, gema de ovo, amendoim, aveia, caju, cereais de trigo integral, centeio, gérmen de trigo, levedo de cerveja, legumes em geral.

 Participa no metabolismo dos carboidratos, do músculo e na formação dos ossos e dentes.

FERRO

Fígado e outros miúdos, carne vermelha, gema de ovo, cereais integrais, leguminosas, vegetais folhosos, melado, açúcar mascavo, jaca, açaí.

 Participa na formação das células sangüíneas, (hemáceas); no metabolismo do músculo.

IODO Algas, frutos do mar e peixes em geral (mar), alface, agrião e demais vegetais cultivados em solo marítimo, sal de cozinha adicionado de iodo.

Participa na regulação da glândula tireóide, na formação de hormônios; muito importante na produção energética, crescimento, reprodução.

MAGNÉSIO Leguminosas ( feijões), coco, cereais integrais e produtos do mar, castanhas, tofu, caju, tomate, salmão, espinafre e outros vegetais verdes , aveia, arroz integral.

 

Regula o transporte de minerais, favorece a produção de energia e auxilia no emagrecimento, impedindo fadigas musculares; além de ser um colaborador do Cálcio, o Magnésio está também envolvido na regulação da serotonina; é importante na função cardíaca e tecido nervoso; participa no metabolismo dos carboidratos; muito benéfico na TPM; 

COBRE Fígado, crustáceos, nozes, castanhas, ostras, grãos integrais, aves, cerejas, chocolate, semente de abóbora, gergelim, alho, maçã e vegetais de folhas escuras .

Facilita a absorção do ferro; Substância anticancerígena; protege contra doença cardiovascular; antinflamatório e útil contra algumas formas de artrite; estimula a imunidade.

MANGANÊS

Amoras, grãos integrais, centeio, aveia, farelos, castanhas, nozes, legumes, frutas, chá, vegetais verdes, miúdos, moluscos, amêndoas, espinafre, ervilhas. 

Importante para o funcionamento normal do cérebro; necessário para a reprodução; para o metabolismo dos carboidratos;

importante no combate da artrite reumatóide, no câncer, na epilepsia, na fadiga e melhora da memória.

CROMO Mariscos, cereais (grãos) integrais, levedo de cerveja, carnes, queijos, cominho, água potável; Útil no tratamento e prevenção ao diabetes e controle da glicemia, protege contra doenças cardiovasculares e hipertensão arterial; útil no tratamento de hipoglicemia.
ENXOFRE Alimentos protéicos (carnes em geral, leite e seus derivados, ovos, leguminosas, castanhas), vegetais folhosos verdes, alho, cebola. Função plástica reparadora; antioxidante; participa dos processos de detoxificação; ativador de enzimas.
COBALTO Fígado, rins, mariscos, aves. Evita anemia perniciosa (dim.nº de hemáceas e do nível de hemoglobina) com perda de vitamina B12.
BORO Amplamente distribuído em frutas e vegetais: frutas, verduras, nozes e castanhas.

Tem influência no metabolismo dos hormônios da tireóide;

Previne a osteoporose (fase pós-menopausa); importante no metabolismo do cálcio, do fósforo, do magnésio e da vitamina D.

SELÊNIO Carnes, brócolis, castanha do pará, cogumelo, couve, aipo, pepino, cebola, alho, rabanete, grãos ou sementes em geral, peixes, miúdos.

Elemento antioxidante importante; fator protetor contra aterosclerose, câncer, artrite, cirrose, enfisema; imunoestimulante e antinflamatório; efeito inibidor do envelhecimento; desintoxicante de metais pesados; Em resultados de estudos ainda não conclusivos, indicam que o selênio tem uma grande participação no estado de humor. Pessoas que tem carência de selênio são mais depressivas, irritadas e ansiosas.

POTÁSSIO Cereais integrais, laranja, ameixa, banana, melão, abacate, espinafre, repolho, aipo e demais frutas e vegetais frescos. Evita a fraqueza muscular, irritabilidade nervosa e irregularidades cardíacas, (protege contra pressão alta e derrames); participa da produção de energia (atletas); preventivo do câncer.
MOLIBDÊNIO Miúdos (fígado, rins), grãos em geral, legumes, vegetais folhosos, leite e feijão. Atua como desintoxicante do sulfito (usado na preservação de alimentos e drogas); desempenha papel útil como antioxidante; pode proteger contra o câncer; previne a anemia e mobiliza o ferro.
ZINCO Farinhas e pães integrais, farelo e germe de trigo, ovos, peixes e frutos do mar, fígado, semente de girassol, levedo de cerveja, leite. Ativador de enzimas; estimulante imunológico; antinflamatório; essencial para a manutenção do paladar, olfato e visão; benéfico no diabetes e tratamento de resfriados.

 

FONTE: Hendler, Sheldon Saul -“A Enciclopédia de Vitaminas e Minerais”. (1997).

Franco, Guilherme – “Tabela de Composição Química dos Alimentos”. (1992).