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ALIMENTOS ESPECIAIS

ALIMENTOS ESPECIAIS com papel funcional e/ou medicamentoso Acrescente-os em seu hábito alimentar!

Arroz integral: boa fonte de vitaminas B e E, além de minerais, como manganês, zinco e cobre, que agem contra o envelhecimento precoce; fonte de fibras que mantém o bom funcionamento do intestino e facilita a eliminação de toxinas;

Peixes: suas proteínas contêm os aminoácidos essenciais à formação de anticorpos e à renovação dos tecidos. Rico em fósforo, potássio e cálcio; fortalece músculos, ossos e dentes. Suas gorduras são fontes do famoso OMEGA 3 – protetor celular – e também ajuda no controle dos níveis de HDL, conhecido como bom colesterol; prefira cozido, assado ou grelhado; peixes: salmão, arenque, cavala, atum, bacalhau, sardinha.

Castanhas, amêndoas, nozes, avelãs: fornecem generosas fontes de proteínas, selênio, magnésio, vitamina E e gorduras essências que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento; corrigem a osteoporose; 01 castanha do pará tem 42Kcal e 60g de selênio (cota necessária). Não devem ser consumidas em excesso, já que 100 gramas contêm em média 500 a 600 Kcal. Poderá ser preparado um saboroso e nutritivo leite de castanhas – utilize ½ xícara de castanhas + 4 xícaras de água mineral; liquidifique e coe; Guarde em geladeira. Excelente substituto do leite de vaca que possui grande alergenicidade.

Vegetais Crucíferos – Couve-flor, brócolis, repolho, couve de bruxelas - precursoras de hormônios femininos e masculinos importantes no equilíbrio corpóreo; são ricos em flavonóides que retardam o envelhecimento; ricos em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e magnésio; combatem a fadiga e a anemia, favorecem a concentração e a memória, melhora o humor; reduzem a incidência de câncer; podem ser usadas em sucos mistos, sopas, refogados, suflês, etc. Evitar uso em hipotireoidismo.

Frutas e vegetais amarelos (cenoura, abóbora, papaia e manga): são boas fontes de betacaroteno, cuja ação é combater os radicais livres. No organismo, essa substância se transforma em vitamina A, que fortalece o sistema imunológico, protege as mucosas do nariz e da garganta, previne infecções respiratórias, favorece a renovação da pele; podem ser usadas em sucos mistos, sopas, refogados, suflês, etc.

Abacate: apesar de altamente calórico (uma fatia contém 100 calorias), é rico em glutationa, substância antioxidante muito poderosa. Protege as artérias do coração contra os efeitos maléficos da gordura. Tem vitaminas A (ótima para pele e cabelo), C (acelera a cicatrização) e cálcio (previne a osteoporose, doença que enfraquece os ossos); pode ser usado em vitaminas, ao natural, como tempero de saladas, etc.

Aveia: excelente substituto do trigo; rico em fibras especiais que garantem bom funcionamento intestinal e a controlar os níveis de colesterol e açúcar do sangue; estimula a energia física e psíquica, favorecendo a concentração e evita o cansaço; pode ser usada em mingau, bolo, vitamina, granola, pães, etc.

Semente de linhaça: rica em OMEGA 3 e de fibras que, dentre várias propriedades protegem contra o câncer; muito rica em vitaminas, minerais e aminoácidos; pode ser utilizada na preparação de pães, bolos, tortas, vitaminas, caldos, sobre saladas; adquirir a semente inteira e liquidificar em casa; guardar em geladeira.

Semente de gergelim: possui grande valor nutricional, rico em proteínas, fibras, cálcio e ferro; pode ser usado ao natural, torrado, liquidificado ou inteiro sobre frutas, vitaminas, bolos, biscoitos, caldos; no preparo do tempero ger-sal (gergelim torrado + sal) e tahine.

Germe de trigo: boa fonte de vitamina E; previne doenças cardiovasculares, mantém a integridade dos vasos sanguíneos, reduz a pressão arterial e as varizes; pode ser acrescentado em iogurtes, coalhadas, leite, sucos, vitaminas, bolos, tortas, frutas, biscoitos, etc; pode ser usado ao natural, torrado, moído, etc; guardar em geladeira.

Leite de coco/gordura de coco: excelente fonte de gordura (ácido láurico) protetora do organismo contra doenças infecciosas (vírus e bactérias); diminui a ação de substâncias pró-inflamatórias; o leite de coco caseiro poderá ser obtido liquidificando-se 1 xíc (chá) de coco seco nat. + 1 xíc (chá) de água mineral morna. Coar e usar imediatamente ou guardar até 1 dia na geladeira.

Yacom: excelente fonte de inulina -nutriente que ajuda a controlar os níveis de açúcar do sangue; pode ser usado ao natural (sem casca) ou cozido; é um tipo de raiz ou de batata alongada; geralmente encontrado embalado, junto aos vegetais refrigerados.

Quinoa – único cereal com fonte de proteínas elevado; excelente fonte de fibras, ferro, potássio, fósforo, magnésio; riquíssimo em substâncias relacionadas ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos, memória e o aprendizado; muito bem indicado para as dietas vegetarianas, pois tem mais aminoácidos do que a maioria dos cereais; não contém glúten, sendo boa alternativa para os portadores de doença celíaca; encontrada na forma de grãos, farinha ou flocos; grãos: pode ser preparada como o arroz; farinha: substitui tanto o trigo como a aveia e é usada em massas, pães e biscoitos; flocos: geralmente entra no preparo de saladas e de cereais matinais ou vitaminas de frutas; em sentido geral poder ser usado doce ou salgado, e acrescentado em sopas, mingaus, pães, bolos, biscoitos, vitaminas,etc. Para maiores informações acesse www.quinuareal.com.br.