Siga-nos:  facebook

Participe do grupo Laser Care
E-mail:

VITAMINAS NOS ALIMENTOS

VITAMINAS

FONTES ALIMENTARES FUNÇÕES ORGÂNICAS

VITAMINA B1

(TIAMINA)

Grãos ou cereais integrais, arroz integral, frutos do mar, vísceras ou miúdos, pescados, gema de ovo, feijão, amendoim, gérmen de trigo, legumes e raízes. Benéfica no tratamento de doenças cardíacas; útil em doenças neurológicas; útil no tratamento da anemia; atua na desintoxicação do chumbo; aumenta a habilidade mental e o QI; ajuda a controlar o diabetes; auxiliar como repelente de insetos; protege contra os desequilíbrios metabólicos causados pelo álcool.

VITAMINA B2

(RIBOFLAVINA)

Derivados do leite: queijos, iogurte e coalhada; vegetais verdes folhosos, frutas em geral, pães, cereais, vísceras ou miúdos, carnes, gema de ovo, leguminosas (feijões). Fundamental no metabolismo das gorduras, proteínas e carboidratos; constituinte ativo das enzimas que atuam no transporte do oxigênio; protege atletas das lesões oxidativas e melhora o desempenho; protege contra o câncer e anemia.

VITAMINA B3

(NIACINA)

Carnes magras, peixes, aves, vísceras, pescado, ovos, leite, amendoim, pimentão, leguminosas (feijões). Importante função na regulação do metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras; ajuda na redução do colesterol; protege contra doenças cardiovasculares; melhora a hipertensão; atua como desintoxicante de poluentes, álcool e narcóticos; previne a esquizofrenia e outras doenças mentais; alivia enxaquecas; melhora artrite.

VITAMINA B5

(ÁCIDO PANTOTÊNICO)

Fígado, rim, coração, língua de boi, ovo, derivados do leite: queijos, iogurte e coalhada; cereais integrais (trigo, centeio), brócoli, cogumelo, geléia real. Retarda o envelhecimento; estimula a imunidade; previne queda e embranquecimento capilar; ajuda na diminuição do colesterol; protege contra doenças cardiovasculares; previne e alivia a artrite; desintoxicante (álcool); aumenta a energia e capacidade atlética.

VITAMINA B6

(PIRIDOXINA

Carnes, grãos integrais e levedo de cerveja, derivados do leite: queijos, iogurte e coalhada; ovos, batata-inglesa, aveia, banana, gérmen de trigo. Aumenta imunidade (defesas); protege contra o câncer; alivia os sintomas da TPM; protege contra distúrbios do sistema nervoso; ajuda a controlar o diabetes; previne doenças de pele; previne a catarata; participa da síntese dos aminoácidos; em combinação com o ácido fólico e vit. B12 diminui níveis elevados de homocisteína; auxilia nas alergias, artrite, asma

VITAMINA B9
ÁCIDO FÓLICO

(FOLACINA)

Vegetais folhosos verde escuro: brócolis, couve, espinafre, alface romana; laranja, feijão, arroz, levedo de cerveja, fígado. Protege contra o câncer; previne defeitos congênitos; benéfico no tratamento do retardamento mental; benéfico no tratamento da ateroesclerose.

VITAMINA B12

(CIANOCOBALAMINA)

Peixe, leite, queijo, iogurte, rim, fígado, ovos, carne bovina e suína. Energiza o organismo, alivia distúrbios neuropsiquiátricos; protege contra o câncer, toxinas e alérgenos; usar como suplemento em dieta vegetariana e macrobiótica.

BIOTINA

(complexo B)

Nozes, grãos integrais, leite, vegetais em geral, miúdos e levedo de cerveja. Produzida no intestino pelas bactérias e obtida pela alimentação. Participa na síntese dos aminoácidos e gorduras; participa na degradação dos glicídios; promove formação da pele, cabelos e unhas saudáveis; pode aumentar o desempenho atlético;; pode prevenir o embranquecimento capilar e a calvície.
VITAMINA C

Frutas: acerola, cereja, caju, kiwi, goiaba, manga, laranja, morango, tangerina, melancia, abacaxi;

Vegetais folhosos: brócoli, couve, mostarda, bertalha, caruru; pimentões (principalmente o amarelo).

Potente antioxidante (redutor de radicais livres); combate o câncer; aumenta a imunidade; protege contra doenças cardiovasculares; combate doenças da gengiva.
VITAMINA A

-Vitamina A pré formada: Óleo de fígado de peixe, carnes e produtos animais como o fígado;

-Beta-caroteno: cenoura, batata-doce, brócolis, espinafre, couve, nabo, melão, abóbora, mostarda, mamão, damasco, melancia, tomate, alface.

Aumenta a imunidade (defesas do organismo); tem efeitos anticancerígenos; combate doenças de pele; previne o envelhecimento; ação antioxidante; melhora a visão; acelera a cicatrização de lesões.
VITAMINA D Ativada a partir da exposição solar; óleo de fígado de lambari, de bacalhau, de arenque,de atum e de cação e outros peixes gordos, fígado, gema de ovo Protege contra o câncer; aumenta a imunidade; previne o raquitismo e a osteomalácea (ossos fracos);
VITAMINA E Gérme de trigo e o seu óleo; óleo de palme, fígado, gema de ovo, vegetais folhososverdes, legumes, cereais integrais. Potente antioxidante; importante na produção de energia; protege contra distúrbios neurológicos; estimula o sistema imunológico; protege contra doenças cardiovasculares; protege contra o câncer e doenças de mama; reduz os sintomas da TPM.
VITAMINA K Fígado de porco, alface, couve, couve-flor, espinafre, repolho, leite, iogurte. Participa da função coagulante do sangue (evita hemorragias), participa da cicatrização normal dos ossos (fraturas); pode proteger contra a osteoporose e contra o câncer.

FONTE: Hendler, Sheldon Saul -“A Enciclopédia de Vitaminas e Minerais”. (1997).

Franco, Guilherme – “Tabela de Composição Química dos Alimentos”. (1992).