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REEDUCAÇÃO DOS HÁBITOS ALIMENTARES

Os hábitos alimentares saudáveis são construídos dia após dia. Quando existem erros nas escolhas dos alimentos será necessário instituir algumas regras. Leia atentamente e procure adaptar ao seu novo estilo de vida:

MASTIGAÇÃO – é o ponto de partida para qualquer reeducação nutricional; e dela que depende a salivação, saturação das papilas gustativas (língua), sensação de sabor e início do sinal da saciedade;

HORÁRIOS REGULARES – é preciso estabelecer e respeitar horários para as refeições e lanches, para não sentir fome toda hora e conseguir controlar a quantidade de alimentos a ser consumido;

DISCIPLINA e CONSCIÊNCIA – fundamental em qualquer mudança! Só você poderá fazer algo para que isso aconteça; desperte seu autocontrole; valorize sua auto-estima! Você quer, você pode!

QUALIDADE – utilizar alimentos naturais, de boa procedência, ou seja, produzidos biologicamente (orgânicos) e que tragam consigo substâncias importantes no controle e prevenção de doenças; prefira alimentos frescos.

1º – Alimente-se com grande variedade de alimentos, pratique a rotatividade alimentar e dê preferência aos alimentos in natura (frutas e vegetais) produzidos organicamente;

2º – Aumente o consumo de fibras através da substituição dos cereais refinados (feitos com farinha de trigo branca) por cereais integrais, quinoa, germe de trigo, farelos, aveia; ingira mais frutas com casca e bagaço e prefira os vegetais crus;

 3º– Diminua o consumo de frituras, sal, enlatados e conservantes;

4º – Inicie o almoço e/ou jantar com uma fruta, depois uma porção generosa de salada (ou misture salada com frutas) e então depois consuma os demais alimentos;

5º – Elimine o açúcar de adição aos alimentos – reduza aos poucos (diminuindo as porções), se optar por adoçantes, utilize “meio-a-meio”, até completa eliminação do açúcar;

6º – Utilize somente água mineral para o consumo e preparo dos alimentos;

7º – Dê preferência para cozinhar com óleo de coco, óleo de palma; prefira o azeite de oliva para preparações frias.

QUANTIDADE – utilizar os alimentos quantitativamente adequados a sua condição e necessidade (emagrecimento, redução de gordura, aumento de massa muscular, etc). Cada indivíduo necessita de uma determinada quantidade de calorias para obter saúde e isso depende de fatores como idade, sexo, altura, nível de atividade física e metabolismo. É preciso ainda respeitar a proporcionalidade correta dos grupos alimentares – carboidratos, proteínas e gorduras.

ORIENTAÇÕES ADICIONAIS À REEDUCAÇÃO DOS HÁBITOS NUTRICIONAIS – Garanta o bom funcionamento do intestino; mantenha alguma atividade física de sua preferência; consuma água mineral de boa qualidade sem adição de flúor; modere a ingestão de bebidas alcoólicas e durante o emagrecimento não utilize alimentos de alta densidade calórica como os fast foods, guloseimas (açúcares), molhos gordurosos, frituras, além de outros excessos alimentares.