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O poder dos alimentos de ação alcalina

A literatura atual tem demonstrado que uma dieta alcalina pode evitar uma série de doenças e resultar em benefícios significativos para a saúde. Isto foi verificado em uma revisão publicada em 2012, no Journal of Environmental and Public Health, onde foram revistos, na Pubmed, artigos sobre pH, potencial de cargas de ácido renais, saúde óssea e muscular, hormônio do crescimento, dor nas costas, vitamina D e quimioterapia. A revisão incluiu muitos livros escritos na literatura leiga sobre dieta alcalina e estes foram revistos e avaliados à luz da literatura científica publicada.
Para atingir um pH mais alcalino é recomendado ingerir mais frutas em geral, vegetais frescos, especialmente de folhas verdes, ainda cebola, alho, brotos, abóboras, algas (clorela e espirulina) e reduzir o consumo dos alimentos formadores de pH ácido, tais como as carnes em geral, os alimentos  gordurosos em geral, doces e açúcares em geral, alimentos a base de carboidratos refinados, refrigerantes, bebida alcoólica, laticínios, além dos corantes e conservantes em geral.
De um modo geral, as dietas alcalinas podem resultar num certo número de benefícios para a saúde, como descrito a seguir:
1)    O aumento na ingestão de frutas e legumes melhora a relação K(Potássio) / Na (Sódio) o que, por sua vez, pode beneficiar a saúde óssea, reduzir a perda de massa muscular, bem como diminuir a ocorrência de outras doenças crônicas, como hipertensão e doenças do coração.
2)    A alimentação alcalina proporciona o aumento do hormônio do crescimento que pode melhorar e proteger a saúde cardiovascular, a memória e a cognição.
3)    O aumento na ingestão de frutas e legumes também leva a um aumento de magnésio intracelular, que é necessário para a função de muitos sistemas enzimáticos e ativação da Vitamina D, são outras vantagens da dieta alcalina.
4)    A alcalinidade pode resultar em benefícios adicionais para alguns agentes quimioterapêuticos que requerem um pH mais elevado.

A partir das evidências descritas, seria prudente considerar uma dieta alcalina para reduzir a morbidade e mortalidade de doenças crônicas que estão afligindo a população. Além da inclusão dos alimentos alcalinos, é possível equilibrar o pH com ingestão de águas com alto valor de pH (ver composição química no rótulo).  No entanto, existem estudos científicos limitados nesta área, e muitos mais estudos são necessários no que diz respeito aos efeitos musculares, hormônio do crescimento e interação com a vitamina D.

Referência principal:  SCHWALFENBERG, G. K. The Alkaline Diet: Is There Evidence That an Alkaline pH Diet Benefits Health? J Environ Public Health. 2012.