Dermatologia

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano – a pele,
tendo em média 2 metros quadrados de área em um indivíduo adulto.

A especialidade engloba ainda as doenças que acometem
os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas
(ex: boca e genitais).

A história da Dermatologia moderna começa na Europa, entre
século XV e XVI, onde clínicos começam a se interessar por problemas cutâneos.

O primeiro livro-texto de Dermatologia foi escrito em 1797, pelo doutor Robert Willian. De fato, aos poucos a Medicina começou a salientar a importância da pele, não apenas como
um invólucro, mas o maior órgão do ser humano.

A Dermatologia atua em todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores.
A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia.

Por lidar com a pele, a dermatologia é a especialidade médica mais indicada para atuação em cosmiatria. Atualmente, o Dermatologista formado pode realizar subespecialização em Dermocosmiatria, onde o estudo e aplicação no campo da cosmiatria é o centro de ação desse profissional. Outro destaque é a Cirurgia Dermatológica que é uma subespecialidade da Dermatologia, onde o profissional médico se gabarita a realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade da pele
e seus anexos (unhas, cabelos, glândulas, etc).